Fichamento 08 – FICHAMENTO DO TEXTO “REDES SOCIAIS NA INTERNET”, RAQUEL RECUERO

FICHAMENTO DO TEXTO “REDES SOCIAIS NA INTERNET”, RAQUEL RECUERO

João Gabriel de Abreu e Tréz – Comunicação Social, Jornalismo.

Professor Riverson Rios

Teorias do Jornalismo

01/10/2014

A ideia de rede nasce, sobretudo, a partir de conceitos matemáticos, como o dos grafos. Já as redes sociais têm como base a própria sociologia, e podem ser divididas em duas visões de objeto de estudo: as redes inteiras e as redes personalizadas. As primeiras têm como foco a relação estrutural da rede com o grupo social; as redes aqui revelam-se como “assinaturas de identidade social”. Já as segundas focam no papel social do indivíduo a partir não apenas das redes às quais ele faz parte, mas também das posições hierárquicas que ele tem dentro de cada uma delas.

Há, como em todo fenômeno recente, algumas divergências entre as principais correntes de ideias acerca das redes sociais. Como exemplo, alguns defendem que a menor estrutura relacional numa sociedade seriam as chamadas “díades”, onde a relação entre duas pessoas seria a estrutura básica de uma rede. Já outros sociólogos defendem a ideia de que essa estrutura básica seria, na verdade, triangular, já que se duas pessoas desconhecidas têm um amigo em comum, a probabilidade de elas se relacionarem aumenta.

Discorrendo sobre as redes, a autora afirma que a condição primária de uma rede social é a interação social, ou seja, a conexão entre pessoas proporcionando comunicação e criação de laços sociais. A primeira rede analisada é o Orkut, onde a autora já explicita de início a questão das conexões diretas e indiretas ocorridas na rede. Citando dois casos específicos, Recuero reflete sobre a real interação ocorrida entre os perfis do Orkut. Aceitar “amigos” na rede social que você mal fala na vida real não estimula a criação de laços nem de interação de fato.

Os modelos expostos pela autora mostram-se insuficientes, mas revelam que as relações na comunicação mediada por um computador entre diferentes indivíduos não são aleatórias; elas, na verdade, ocorrem a partir da reflexão sobre diversos fatores que influenciam a conexão ou não a alguém nas redes. Isso demonstra que os laços sociais fortificam-se a partir de um “prisma muito específico de interesses comuns de cada nó”.

Leave a comment